segunda-feira, 7 de março de 2011

Analfabetismos Digital

Hoje venho apimentar mais uma discussão nesse universo tão contraditório, mas também tão gostoso de se falar. Como diferenciar os métodos nos quadros negros e nos bastões de giz dos computadores e suas redes? Acho que é uma resposta um pouco que complexa.
Vamos começar a pensar em saúde, os professores do passado sofriam com problemas respiratórios, tinham até incentivo do governo chamado abono pó de giz, mas como tudo muda começaram a chegar às escolas públicas quadros brancos e suas canetas diminuindo a incidência dos professores ao médico.
Hoje os avanços tecnológicos deixam muito distante alguns itens do passado, estamos numa era de pessoas antenadas, com seus Ipods, Mp3, Notebook, netbook e assim por diante. E onde entra essa disputa do giz e do computador, do livro e da Internet? Quando as escolas públicas que representa no nosso cenário nacional a maior fatia de contribuição na educação de jovens e adultos, não dá subsídios ao professores nem aos alunos, meios pra que esses crescimentos tecnológicos sejam realmente acessível a toda sociedade, dos mais favorecidos aos menos favorecidos.
O governo incentiva a devolução do livro, olhando pelo lado ambiental é importante. Agora imaginem quanto se economiza com essa devolução. Será que investir na tecnologia das escolas com essa parcela não seria uma sugestão a ser pensada? Atualizar os professores não é dando notebooks, é dando treinamento para fazer uso da ferramenta dentro da instituição de ensino. Qualificar o jovem e adulto para que a escola não seja apenas um canal de aprovação, mas gere pessoas mais qualificadas nesse crescimento tecnológico no qual vem crescendo avassaladoramente, onde muitos se tornarão analfabetos digital. Até mesmo aqueles estão para ensinar, lógico que essa parcela é insignificante, mas merece ser mencionada.
Contudo, é bom refletir bastante como podemos contribuir de maneira correta com nossas decisões para que o nosso país não seja também um país cheio de analfabetos digitais.

2 comentários:

  1. Caio Gabriel Guimarães11 de março de 2011 às 06:35

    Ae! Vcs são uns cornos de num mandar pn do blog pra mim neh! :P

    Como faz ae a estória? xD

    Flw! Até mais!

    Fui-me!

    ResponderExcluir
  2. Olá equipe,

    Interessante a postagem de vocês.
    Continuem assim.
    Um abraço,

    ResponderExcluir